sexta-feira, 23 de novembro de 2012

OBALUAIÊ


num campo florido, bonito e tranquilo, estava eu a conversar com uma jovem sobre o budismo, quando de repente, alguém começou a gritar, fique de olho nele, vigie este cara, não o perca de vista.  o negócio era comigo e, num passe de mágica, uma figura ameaçadora se agitou pra cima de mim, parecia muito com obaluaiê, estava meio escuro, foi assustador, uma pressão senti no coração e, deste modo, acordei muito assustado, com ele disparado.  do meu lado, minha mulher me disse, não se apavore, procure ficar calmo, logo passa.  segui seu conselho, me acalmei, mas até hoje continuo intrigado com isso, sei não. 
sendo assim, resolvi montar este blog, sou ateu mas não sou besta, existem forças neste mundo acima das nossas e que merecem todo o nosso respeito, acreditar ou não no deus judaico cristão é uma coisa, agora, ser totalmente materialista é outra coisa.
obaluaiê, é o orixá que impõe respeito e medo, senhor das epidemias, todavia, sua atividade está ligada à cura, também é associado a este orixá, a pessoa que se autoflagela, é conhecido pelo nome de omulu ou chapanã, suas cores são, branco, preto e marron.  seu dia é segunda feira e a comida, pipoca sem sal.
·         prezado bloguista, você vai concordar comigo, mas antes peço-lhe desculpas por esta mudança brusca, pois bem, o problema é que resolvi falar do nosso candomblé, que, por ser oriundo dos negros escravos, até hoje, sofre uma gama de preconceitos fortíssimos por parte da nossa sociedade, acho isso ridículo, deste modo, resolvi combater esta lacuna, sei que sou um pingo d’água no oceano, mas já é alguma coisa.
anibal werneck de freitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENTO SUAVE (Lenira, Armando e Anibal)