domingo, 4 de abril de 2021

DE COMO A MINA DA PASSAGEM DE MARIANA, MG, É CONHECIDA COMO UM LUGAR ASSOMBRADO, ONDE O FANTASMA DO CAPITÃO JACK, VIVE ASSUSTANDO TODO MUNDO, MONTADO NO SEU CAVALO, SOLTANDO FAÍSCAS, LUZES, E GALOPANDO ATRAVÉS DAS GALERIAS DA DITA CUJA.

 


Assim como em toda cidade histórica, fantasma é o que não falta. Digo isto, porque a história que vou contar está relacionada a lugares assombrados de parar a respiração. Desta maneira, nosso caso, começa a partir de 14 de dezembro de 1936, quando uma inundação na mina da passagem, em mariana, mg, matou 17 trabalhadores. Pois é, depois desse dia fatídico, o fantasma do inglês, cognominado ‘capitão jack’, que foi um dos gerentes da mina, no século XIX, passou a assustar muita gente. Na verdade, a história registra, que o capitão foi um homem muito avarento e exigente, com os seus empregados. Gostava sempre de esbravejar, “Vamos seus molengas, eu quero transformar essa mina na mais produtiva de mariana!”. Acontece que, certa vez, francisco, um pretinho muito franzino, que trabalhava na mina, sentiu-se mal e desmaiou. Imediatamente, seus companheiros pararam de trabalhar, e correram pra socorrê-lo, porém, nesse exato momento, jack os interceptou num gesto brusco, “Voltem todos ao trabalho, depois a gente cuida dele!”, e assim, o pobre homem ficou desacordado no chão gelado. Uns tentaram furar o cerco do patrão, mas foram ameaçados, “Quem não me obedecer, vou mandar embora agora!”. Lamentavelmente, não existe nenhum registro sobre o francisco, depois disso. Então, o capitão jack, alcunha dos gerentes de minas, todos os dias saía a cavalo, da sua residência, em ouro preto, mg, até a mina onde trabalhava. Deste modo, o tempo passou, mas num dia sinistro, foi interceptado por uma explosão, que matou todos que estavam trabalhando na mina, inclusive o capitão jack. Pois bem, voltando à inundação, em 1936, muita gente afirma, que a alma do capitão jack foi atormentada por esse fatídico fato e, desta forma, começou a assombrar as pessoas, com o seu cavalo soltando faíscas e luzes, num galope estonteante, pelas galerias da mina. Até hoje, alguns turistas afirmam sempre a mesma coisa, “Já estive na mina, além dos barulhos estranhos, eu senti um vento forte, de dá calafrios, passando por mim, e no momento, cheguei a ver faíscas, luzes, e fiquei bastante assustado!”. Outros dizem que viram o fantasma do capitão, “Ele se veste todo de branco, com bota e capa, e passa cavalgando e disparando luzes prateadas dentro da mina”.

NOTA, Minha esposa e eu estivemos na mina da passagem, é um lugar bonito, todavia, assustador, começando pelo velho trólei, sustentado nos trilhos, que leva os turistas até a mina, apenas por um cabo de aço, muito usado,   

FOTO, cabine onde fica um homem sentado, controlando apenas um único cabo de aço, que sustenta o trólei, nos trilhos.

Anibal werneckfreitas, jf, 04/04/2021.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário