sábado, 28 de junho de 2014

TROPA DE NEGROS


é uma tropa de negros vindo em minha direção e que agora passa ao largo me ignorando, mas quem são vocês, pergunto ao comandante, também, negro, somos a milícia dos henriques, lutamos contra a ocupação holandesa em nossa capitania de pernambuco, responde prontamente o oficial. pergunto um aqui, outro acolá, e assim, me situo, século XVII, os senhores de engenhos estão deflagrando a guerra de restauração e estes homens, sem soldo e bancando as próprias armas, estão por sua vez, defendendo os interesses dos seus algozes, talvez isso se explique como uma maneira deles terem uma certa liberdade, na verdade são considerados uma elite de cor, pelo que apurei agora a pouco, o fundador desta tropa é henrique dias, o condecorado com o hábito da ordem de cristo, um título que equivale ao de fidalgo.
fiquei uma boa temporada por aqui e, após o derramamento de muito sangue, os colonos finalmente conseguiram resgatar a região que passou de novo para o domínio português, acontece que isso jamais teria acontecido sem o empenho valoroso desta tropa de negros livres que outrora passou por mim.

anibal.



tucanlino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENTO SUAVE (Lenira, Armando e Anibal)