quarta-feira, 3 de março de 2021

DE COMO A TROMBA D'ÁGUA DE 1948 CEIFOU A VIDA DE MUITA GENTE

 


a tromba d'água de 1948, conhecida pelos recreienses como de abaíba, na verdade caiu em providência(mg), na noite de 14 para 15 de dezembro, com as águas indo em direção ao arraial de são pedro de alcântara, banhado pelo rio pirapetinga.
os mais antigos desta pequena localidade contam que, quando o rio começou a subir sem parar, o céu estava completamente azul e, por isso, as pessoas foram completamente surpreendidas, ou seja, das 400 almas, mais de 100 perderam a vida.
pois é, segundo a minha mãe, wanda, muita gente ficou com medo da terrível enchente ir pra recreio-mg., e isto acabou traumatizando, tanto assim que, quando armava um temporal, muitos recreienses corriam pro alto dos morros.
na minha infância, por exemplo, eu me lembro da saudosa dona íris, nervosa, saindo do cartório e no meio da rua conceição, policiando as nuvens escuras, dizendo: meu deus, tomara que esta chuva não seja forte!
anibal wf. jf, 03.03.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário