sábado, 1 de maio de 2021

de como um taxista dos anos 50, que levava gente de recreio pra conceição e vice versa, fez pacto com o diabo.



na minha infância eu cheguei a conhecê-lo de vista. foi assim, ele parou o seu carro em frente a casa dos meus pais, na rua conceição, e assim, o chofer, com o semblante pesado me chamou a atenção, acontece que nesse exato momento, minha prima notou e virou pra mim: tá vendo aquele homem, o nome dele é tarquínio, e lá em conceição, as pessoas falam que ele tem parte com o diabo, porque o que ele ganha, não dá pra ter um casarão e um sítio enorme, lá pras bandas de barreiros. barreiros é uma localidade fundada por imigrantes italianos, que vieram pro brasil, substituir a mão de obra escrava na lavoura, porém remunerada, onde muitos se tornaram sitiantes e donos de fazendas. pois é, esse cara, que diziam ter parte com o demo, comprava muito e não pagava ninguém, e, sendo assim, sua situação acabou ficando muito difícil, devido à cobrança dos seus credores, ao ponto de receber até ameaças de morte. então, numa bela manhã de céu azul, correu uma notícia, em conceição, de que ele tinha morrido repentinamente, e, com a notícia, as pessoas foram até a casa do finado, mas ficaram proibidas de entrar, por quatro seguranças bem armados do tarquínio. é bom lembrar que naquela época, qualquer um podia comprar uma arma, eu mesmo cheguei a ver revólveres expostos na vitrine de uma loja situada numa esquina no centro de recreio. pois bem, voltando ao homem que tinha parte com o tinhoso, no dia de sua morte, não teve velório em sua residência e sim na igreja nossa senhora da conceição. sendo assim, na hora do padre encomendar o corpo pra eternidade, mandou abrir o caixão, e, na expectativa nervosa, todo mundo ficou de olho no dito cujo pra ver o cadáver, nesse momento um silêncio sepulcral tomou conta do recinto religioso, dava pra ouvir a respiração das pessoas, se eu contar o que viram, você não vai acreditar, mas uma coisa eu lhe digo, isso realmente aconteceu, tanto assim que essa história foi contada e recontada em conceição, recreio, barreiros, angaturama, abaíba, volta grande, pirapetinga, leopoldina e até em cataguases, basta saber que algo assim nunca houve em lugar algum, contam que depois disso, o tarquínio sumiu do mapa. ah, desculpe-me, esqueci de dizer o que tinha dentro do caixão, então vamos lá, no lugar do defunto, tinha uma bananeira, sim, uma tremenda bananeira, acredite se quiser.

nota: a tatana fonseca me passou esta história, que sua mãe lhe contava, e assim, vasculhei a minha memória, e me lembrei da minha prima cidinha, que deus a tenha, ter me contado essa história. sendo assim, tatana, obrigado pela sua valiosa colaboração, a gente aumenta, mas não inventa, porque tudo tem sempre um fundo de verdade.

anibal wf., jf, 02.05.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário