segunda-feira, 10 de maio de 2021

DE COMO O MÚSICO EDUARDO HENRIQUES CONSEGUIU TOCAR AO VIVO NUM CASAMENTO FEITO PELO PADRE HIGINO EM CONCEIÇÃO DA BOA VISTA.


isso aconteceu 
no ano de 1974, silvério contratou seu amigo, eduardo henriques, músico de mão cheia, de cataguases, mg, pra tocar no seu casamento, em conceição da boa vista, distrito de recreio, mg. a cerimônia do casório seria regida pelo padre higino latteck, um homem bom, mas muito radical no que fazia, sempre acompanhado de um temperamento forte, o que não lhe agradava, saía logo soltando chispas. uma vez, uma mulher entrou com uma saia meio curta, na casa de deus, ele simplesmente parou a missa e ralhou: você não pode ficar aqui, vestida assim, vá pra casa e troque a sua roupa por uma mais decente!. nascido em insterburg, na alemanha, em 31 de março de 1905, padre higino fugiu pro brasil, devido à perseguição nazista ferrenha, no seu país. sendo assim, aqui, em 1948, foi enviado para a paróquia, menino deus, de recreio, mg. apesar de ranzinza, ele era um homem muito corajoso, demonstrando isso na tromba d'água de abaíba, onde salvou muita gente. pois bem, padre higino foi pároco em recreio, duas vezes, de 1948 a 1955, e depois, de 1973 a 1983, ano em que faleceu, sendo enterrado na paróquia em que estava. assim como eu, o escriba deste texto, muitos foram batizados e casados por ele, e, o interessante que aconteceu comigo, foi quando lhe mostrei o meu batistério, pra poder casar, ele olhou pra mim e sorriu, dizendo: o seu batistério é o original!. tudo isso, graças à minha mãe, que o tinha guardado, todos esses anos. pois é, o padre higino era, também, muito brincalhão, porque todas as vezes que encontrava com o meu pai, que tinha o sobrenome higyno, também, ele ria e brincava: e aí parente, tudo bem?. voltando ao assunto inicial, o músico, eduardo henriques, pegou o seu equipamento de som e rumou pra conceição, afim de tocar no casamento do silvério, na igreja nossa senhora da conceição, onde armou a sua aparelhagem musical, perto do altar. nesse devido  momento, a igreja já estava cheia, com os padrinhos, as madrinhas e o noivo esperando pela noiva, todavia, quando o padre higino saiu da sacristia em direção ao altar, viu o microfone e o teclado, e, já foi logo esbravejando: eu não quero música ao vivo na minha igreja!. o sacristão ao ver o sacerdote zangado, foi até o músico e falou baixinho no seu ouvido: vá pro coral da igreja que lá encima tem um quartinho pra você tocar meio escondido, porque o padre higino, devido à sua idade, não está mais enxergando bem de longe, faça isso e deixa o resto comigo. e assim foi feito tudo muito rápido, porque a noiva já estava chegando de carro. apesar do quartinho apertado e cheio de teia de aranha, eduardo conseguiu tocar na entrada da noiva até o altar, mas antes de começar a cerimônia, o padre higino, mais uma vez, interrompeu e vociferou: eu já falei que não quero música ao vivo, fui claro?. conforme o combinado com o músico, o sacristão conseguiu aquietar o padre higino, respondendo: padre, não é música ao vivo, é um disco na eletrola. como ele não estava mais enxergando direito, prosseguiu o enlace até que notou duas madrinhas e algumas mulheres no banco da frente, usando roupas decotadas, e, deste modo, não deu outra: saiam da igreja, aqui é a casa do senhor e ele não admite pouca vergonha!. constrangidas, as mulheres foram para o lado de fora do templo, indignadas. procedendo assim, ficaram tristes por não poderem ver o casório. no entanto, observando ao redor, elas viram no terreiro de uma casa, um enorme varal de fraldas, que uma mulher estava lavando no tanque, naquela época, as descartáveis não eram comuns, e assim, uma das mulheres, disse: eureka!, eu tenho uma ideia genial!, já sei o que vamos fazer!. e, desta maneira, foram até a lavadeira: minha senhora, desculpe-nos por entrarmos assim no seu quintal, é que estamos com um problemão, e a senhora pode nos ajudar. a princípio, a lavadeira relutou, mas acabou cedendo: tudo bem, mas depois me devolvam!. pode parecer muito estranho, dali pra frente, as mulheres puderam entrar na igreja, cada uma com a sua fralda, e, desta feita, sem problema algum, o silvério e a noiva puderam casar em paz.

NOTA: esse fato ocorreu realmente em conceição da boa vista, e me foi contado pelo próprio músico, que tocou no casamento do silvério. é como eu sempre digo, eu aumento, mas não invento.

anibal werneck de freitas, 11.05.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário