quarta-feira, 5 de maio de 2021

DE COMO UM HOMEM CHAMADO PEREIRÃO ASSUSTOU MUITA GENTE NO INÍCIO DOS ANOS 50 NUM BAIRRO DE RECREIO, MG, CHAMADO GROTINHA.



pereirão era um homem negro, alto, forte e um bom freguês do meu pai, no café sto. antônio, onde quase todos os dias chegava para prosear, e aos sábados fazer o pagamento da sua turma do trem de lenha, que vinha lá das bandas de angaturama, distrito de recreio, mg. nessa ocasião, eu era muito criança, e o que me chamava a atenção nesse pereirão era uma enorme cicatriz vertical, que ia da sua testa até o cocuruto, seguida de um afundamento craniano bem acentuado, o que me intrigava muito, tanto assim que, um dia, não aguentei a curiosidade, e perguntei ao meu pai a respeito desse enorme ferimento cicatrizado, que ele tinha na cabeça. meu pai viu o meu interesse, e desta maneira, puxou o seu banquinho de estimação, e me respondeu: filho, é uma história muito longa, mas vou te contar. esse homem, o pereirão, adquiriu essa lesão, através de uma briga de foice, por causa de uma mulher. quem viu a luta ficou horrorizado, e não pôde fazer nada para separar os dois, e, assim, a briga só terminou com o pereirão sangrando no chão, e o rival fugindo, e as pessoas, que estavam presentes na contenda, correram logo para acudir o pereirão, que estava meio desfalecido. no hospital, os médicos não gostaram do ferimento, mas fizeram o que podiam para salvá-lo. por incrível que pareça, o pereirão se recuperou assombrosamente e recebeu alta, indo pra casa, com o auxílio dos amigos, e, quanto ao seu oponente, ninguém mais ouviu falar dele. já em sua residência, na grotinha, bairro de recreio, pereirão se recuperava satisfatoriamente, até que numa manhã, se levantou cambaleando, chamando pela mulher, que estava na cozinha fazendo o café, mas quando ela chegou no quarto, pereirão estava caído no chão, mortinho da silva. naquele tempo, os velórios eram em casa, era comum o termo, ele está no meio da sala, ou seja, no caixão sobre a mesa. após esse fatídico acontecimento, dona maria, sua mulher, começou a receber os vizinhos, que chagavam pesarosos, porque o pereirão era muito querido, era uma pessoa que, se pudesse, ajudaria a grotinha inteira, no que fosse possível. acontece que a sala onde estava o defunto tinha tanta gente, que começou a vazar pros quartos, cozinha, terreiro, sem falar na frente do recinto domiciliar. o velório corria tranquilamente até na hora em que a dona alfredina notou que o morto tinha mexido o dedo minguinho da mão direita, ela não acreditou, voltou a olhar, e o dedo mexeu de novo, pra quê, ela se levantou e gritou: o morto se mexeu, o morto se mexeu!. eu nunca vi morto se assustar, mas com os seus gritos, pereirão apavorado, abriu os olhos, e já sentado no caixão, começou a berrar com o seu vozeirão: o que está acontecendo, o que está acontecendo???. minha amiga ou meu amigo, depois desta cena, não dá pra imaginar o que aconteceu, mas eu vou contar: na hora que o pereirão desceu da mesa, e ficou em pé, as pessoas romperam porta afora, aos gritos, aos tombos, desvairadas, varando o mato próximo, as crianças se embolando nas saias de suas mães, as mulheres e os homens se embaraçando uns aos outros, a julinha danadinha, ao correr para o quintal, rolou por cima da cabeça da margarida, caindo dentro dum chiqueiro lotado de porcos, o jorge tadeu torceu o pé, a mãe da calcidinha desmaiou no meio do quintal, o francisquinho perdeu a fala durante vinte e quatro horas, o brandãozinho desceu até a rua conceição aos berros: eu vi o jenésio, eu vi o jenésio!!!, eu acho que ele queria dizer jesus, a marilda, ao pular uma cerca de arame farpado, ficou presa a noite toda pela anágua, uma segunda saia que as mulheres usavam naquele tempo, o professor geraldo tavares subiu uma enorme figueira e no outro dia não sabia como descer, não se sabe como o alaerte foi parar no cemitério de conceição, enfim, foi uma loucura daquelas. passado este calamitoso dia, no domingo que se seguiu, o pereirão encontrou de manhazinha o bastião tremendo que nem vara verde, todo mijado, apatetado, de cócoras, na estrebaria, debaixo do cavalo. 

NOTA: meu pai, como muita gente, dizia que isso realmente aconteceu. segundo a doutora clarisse bezerra, a catalepsia é um distúrbio em que a pessoa não consegue se movimentar devido a rigidez muscular, não sendo capaz de mexer os membros, a cabeça e até sendo incapaz de falar. No entanto, todos seus sentidos e funções vitais continuam funcionando corretamente, o que pode causar extrema sensação de pânico e ansiedade. antigamente, muita gente foi dada como morta e enterrada viva, mas hoje isto é impossível devido ao eletroencefalograma e ao eletrocardiograma.

anibal wf. em 05.05.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário