Os chimpanzés, mais próximos do Homo Sapiens, vivem em bandos com cerca de até 50 indivíduos, sob o comando de um macho alfa. Quando este número de indivíduos aumenta, fica difícil manter a ordem. Neste caso, a ruptura faz surgir um novo bando, passando assim a uma convivência difícil entre ambos na luta pela sobrevivência. No romance, Incrível Mundo Novo, de Aldous Huxley, o autor imagina uma sociedade sob o comando de alfas.
Padrões similares aos dos chimpanzés provavelmente dominaram a vida dos primeiros humanos, incluindo o Homo Sapiens, mas com a diferença de bandos muito maiores, verdadeiras tribos com centenas de indivíduos. Agora, qual o segredo de tudo isso?, é simples, com a capacidade superior dos sapiens, as tribos, que depois viraram nações com milhares de indivíduos, criaram um mecanismo de controle eficaz através de mitos criados pelos homens. Se o mito de uma tribo é o mesmo da outra, ambas se juntarão para enfrentar o inimigo. Por exemplo, se dois estranhos, que acreditam em Jesus Cristo, certamente se unirão para combater outro mito, ou seja, o Demônio.Deste modo, até hoje, xamãs, médiuns charlatães ludibriam a maioria que acredita na existência de deuses e demônios, contra uma minoria de ativistas, que acredita em Direitos Humanos e fazem de tudo para defendê-los.
Portanto, os sapiens vivem uma dualidade, de um lado a realidade objetiva dos rios, das árvores e dos leões e, do outro, a realidade imaginada dos deuses, das nações e das corporações, sabendo que a primeira (a realidade objetiva), lamentavelmente, está sempre submissa à segunda (a realidade imaginada).
Atualmente, vemos esta situação deplorável na política brasileira, ou seja, um Presidente que foi transformado em mito, e, por mais que ele mente, mais forte fica no imaginário dos seus seguidores. Isto é muito triste, porque o ser humano, na maioria, sempre deu mais crédito nas mentiras (fake-news), do que nas verdades provadas pela Ciência, através de experiências. Pois é, em pleno século XXI, vivemos este triste quadro.
NOTA: Hoje, com a Internet, facilitou em muito a condição de passar conhecimentos, para um número considerável de pessoas, e, por isso mesmo, como professor aposentado de História, não poderia deixar de aproveitar esta magnífica oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário