terça-feira, 8 de junho de 2021

DE COMO EU FIQUEI ATERRORIZADO COM OS LOBISOMENS, QUE MAIS PARECIAM ENORMES PORCOS SELVAGENS, NUMA NOITE DE QUARESMA, EM RECREIO, MG.

 

quando criança, durante a quaresma, parecia-me que o mundo parava, assim como o do raul seixas na música, o dia em que a terra parou. segundo a igreja, a quaresma representa os 40 dias em que jesus ficou no deserto, sob a tentação do diabo, que queria lhe dar o mundo em troca da sua subserviência. pois bem, a quaresma é um período que vai da quarta feira de cinzas até o domingo de ramos, e, durante ela, os adultos diziam que o mundo estava à mercê das coisas ruins, como almas penadas, mortos saindo do cemitério, lobisomens à solta, mulas sem cabeça, enfim, tudo o que você pudesse imaginar de fantasmagórico. na minha cidadezinha, a criançada, com muito medo, não ficava na rua depois das 6 horas, os pais, por suas vezes, adoravam essa situação. pra você ter uma ideia, os mais velhos não varriam as suas casas, cobrindo com um pano os espelhos, usando roupas escuras, e rezando o dia todo com o terço nas mãos, e, na matriz, o padre cobrindo todas as imagens com um tecido roxo. na verdade, a cidade virava um cemitério de vivos, criando assim, um clima sepulcral. tirando a mula sem cabeça, os lobisomens, que mais pareciam porcos, soltos nas ruas à noite, eram os mais atemorizantes, porque os casos de pessoas, que foram pegas desprevenidas, e mortas por esses animais demoníacos, eram muito comuns. a origem desta lenda está em mateus, 8,28-34: 'os demônios saíram, e foram para os porcos. logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas'. agora, o problema é que na minha terra, eles eram confundidos com lobisomens. continuando, a história que vivenciei foi numa noite escura de quaresma. começou quando me preparava pra dormir. a janela fechada do meu quarto dava pra rua, a casa era antiga, portanto, ela tinha uma pequena fresta. deste modo, pedi a bênção dos meus pais, dei boa noite pros meus irmão, e deitei-me. acontece que de madrugada, acordei com um barulho vindo do lado de fora da casa, precisamente, da rua. muito assustado, olhei pela tal fresta e vi, vocês não vão acreditar, uma manada de porcos passando, pareciam muito com lobisomens, devido aos olhos de um vermelho flamejante muito assustador. o meu coração disparou, e disparou mais ainda quando o último da manada parou, olhou pra trás, virou-se e veio em minha direção, dava pra ouvir a sua respiração ofegante aumentando gradativamente até focinhar a minha janela. entrei em pânico, pensei que ia morrer, e, já debaixo do cobertor, continuei ouvindo o focinhar da fera, por um bom tempo. foi apavorante, rezei um pai nosso e uma ave maria, até aquela coisa ir embora.

asdrúbal barca, em 07.06.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário