Joana, moça de 16 anos, muito bonita, filha de, Antônio Gustavo Pereira, homem correto e trabalhador, que tinha além dela, a esposa Clotilde e mais dois filhos, Pedro e Sebastião.
Todos os domingos ele levava a família para assistir a missa na matriz. Isto foi por volta de 1863, quando Conceição pertencia ainda à cidade de Mar de Espanha.
Joana estudava, na casa da professora, Dona Inez de Castro, de segunda à sexta-feira, com muito afinco, não perdia uma aula sequer. Por volta das 8 horas, ela saía de casa, pontualmente, para estudar. A sua professora morava muito perto, num trajeto de apenas 15 minutos.
Acontece que durante a sua caminhada, ela começou a chamar a atenção de Francisco, um homem solteiro de 46 anos, que, da sua janela a observava, demoradamente. Tanto assim que, um dia, ele a abordou e começou a puxar conversa. A princípio, ela disfarçava, todavia, Francisco não a deixava em paz, sua abordagem era constante, até que um dia ele começou a conversar com ela.
A beleza de Joana chamava a atenção de todo mundo, e a sua simpatia, mais ainda.
Por fim, Francisco começou a oferecer presentes a ela, e, na sua inocência, aceitava as oferendas e, isso foi o seu grande erro, além de não contar pro pai o que estava acontecendo.
Sendo assim, a vizinhança começou a notar essa situação, mas ninguém tinha coragem de meter o bedelho na vida dos outros.
Pois é, o tempo foi passando e, um dia, Joana foi estudar e não voltou pra casa. Deste modo, Seu Antônio ficou na janela, esperando por ela, e nada da Joana aparecer. Já bastante nervoso, deixou os filhos com a mulher, e foi até a casa de Dona Inez, e perguntou à professora, Minha filha ainda está estudando?. Não, ela já saiu daqui, e faz um bom tempo!. Nesse exato momento, o sino da igreja deu 12 badaladas. Minutos depois, o corpo de Joana foi encontrado num matagal, com marcas de estupro e muita violência.
O povo revoltado com a funesta notícia foi até a casa do Francisco, e ele foi arrastado pra rua, e linchado. O lugarejo era pequeno e, por isso mesmo, nada passava incólume.
Pois bem, pra terminar esta triste história, tem gente, que até hoje, diz que já viu uma moça muito linda, toda de branco, andando e chorando, por entre as catacumbas do cemitério de Conceição da Boa Vista, justamente ao meio-dia.
Acredite e quiser!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Clube da Esquina N° 2 Lô Borges Porque se chamava moço Também se chamava estrada Viagem de ventania Nem se lembra se olhou pra trás Ao prime...
-
Hoje, a Grotinha é um bairro de Recreio, MG, que está crescendo a cada dia que passa. No meu tempo de infância, era apenas uma variante da R...
-
- só pode ser insana, a pessoa que defende o deputado feliciano que teve a coragem de dizer que o negro é uma maldição da bíblia. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário