sábado, 6 de fevereiro de 2021

wanda ferraz werneck de freitas


há poucos dias atrás, eu escrevi sobre o meu pai, antonio hygino de freitas (in memoriam), e agora, chegou a vez da minha mãe, wanda ferraz werneck de freitas.

segundo consta no livro, 'a família werneck', de nelson vieira pamplona, minha progenitora nasceu em 23 de dezembro de 1926, na localidade de abaíba, ex-santa izabel, distrito de leopoldina-mg.

filha de annibal pereira werneck e luíza ferraz e irmã de aparecida (in memoriam) e kléber.

wanda casou-se com antônio hygino de freitas e do enlace nasceram os filhos: anibal, marco antônio, janine, antônio carlos e ana luísa. lembro-me muito bem da parteira dona sebastiana.

todos nasceram em recreio-mg, na rua conceição, onde o meu pai tinha um estabelecimento de nome 'café sto. antônio'. foi uma vida de muito trabalho, junto ao marido.

há um fato curioso que ela gostava de contar, quando eu era ainda criança. tratava-se de um pedreiro, que serrou os pés da mesa a seu pedido, porque achava que não ia crescer.

outro interessante foi o pulo que ela deu da charrete, porque o cavalo começou a empinar muito, não obedecendo ao dono, e isto aconteceu entre barreiros e conceição, quando ela estava me esperando.

outro acontecimento que me marcou muito foi quando ela e o meu pai fizeram um curso por correspondência de consertar rádio e assim, ambos montaram um rádio, peça por peça, que existe até hoje.

os meus desenhos eu agradeço a ela que me ensinou a fazer os meus primeiros traços.

sendo assim, devo tudo a ela, que me ensinou a ser o que sou, obrigado, mãe.

foto: minha mãe wanda, a segunda da esquerda, fazendo 90 anos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário