quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

DE COMO OS ITALIANOS IMIGRANTES CHEGARAM EM RECREIO(MG)


Na época da Grande Imigração (1880-1900) de europeus e asiáticos para o Brasil, afim de substituírem o escravo negro nas fazendas, italianos rumaram para Conceição da Boa Vista, distrito de Leopoldina(MG) criado em 1851, sendo porém, mais antigo que o de Recreio.
Portanto, em 1854, com a autonomia administrativa do antigo Feijão Cru, com o nome de Leopoldina, Conceição da Boa Vista ficou subordinada até 1936, quando Recreio foi elevado a município.
É importante lembrar que a Capela Menino Deus, atual Matriz de Recreio, foi criada como filial da então Freguesia de Conceição da Boa Vista. O mesmo ocorreu com a criação da capela no antigo distrito de São Joaquim, hoje Angaturama.
Pois bem, voltando aos imigrantes italianos, esses, se concentraram de forma maciça no lugarejo de Barreiros, também, distrito de Recreio.
Pois é, na minha infância, eu convivi muito com a imigrante Dona Eliza Pezamiglio, que falava um português com sotaque italiano e, também, com o seu marido, Egídio Pezamiglio, que gostava muito de tomar uma cervejinha no estabelecimento do meu pai, Antônio Higyno de Freitas, na Rua Conceição. 
Deste modo, Recreio cresceu muito devido a esta gente boa e trabalhadora. A única coisa que lamento é deles não terem preservado uma língua tão bonita, que é o italiano.

FONTE: Alguns dados foram colhidos no Blog da historiadora, Nilza Cantoni.
FOTO: Da esquerda para a direita, minha avó Luíza Ferraz, eu (com o corte de cabelo, Príncipe Danilo, muito famoso na época) e a Dona Eliza Pezamiglio.

Anibal, em 12/02/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário