sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

A RESPEITO DO NOME 'ANGATURAMA' DO DISTRITO DE RECREIO(MG)


Certa feita, uma pessoa de Angaturama, reclamou comigo, dizendo, Você canta e fala de Conceição, mas de Angaturama, nada!
Realmente, e por isso, vou ter mais cuidado daqui pra frente. Todavia, devo dizer que a minha ligação com Conceição, terra do meu pai Antônio Higyno de Freitas, tem muito a ver com isso.
Portanto, confesso que a única vez que falei de Angaturama foi na brincadeira de que Recreio é igual a São Paulo,
porque também tem  o seu ABC, ou seja, Angaturama, Barreiros e Conceição da Boa Vista.
Pois é, deste modo, vamos lá!
O distrito de Angaturama, desmembrado de Conceição da Boa Vista, em 1890, recebeu oficialmente o nome de São Joaquim, devido a uma capela que invocava o santo, situada na Fazenda Monte Alegre.
Sendo assim, o nome São Joaquim foi substituído por Angaturama, em 1943. Daí a razão pela qual os mais antigos ainda chamam o lugar de São Joaquim, o que é natural.
Segundo Ribeiro Costa, credenciado em toponímia de Minas Gerais, Angaturama trata-se da junção de 'anga+catú+rama', palavra que significa, 'alma bondosa', na língua tupi. Por outro lado, o nome, Angaturama, pode ter sido originado de um dinossauro, que viveu na Chapada do Araripe, no Ceará, na Era Mesozóica, há 110 milhões de anos atrás, significando 'nobre', na língua indígena.
 Realmente faz sentido, as palavras 'alma bondosa' é sinônima de 'alma nobre". 

FONTES: Blog, ASPECTOS HISTÓRICOS DE RECREIO, MG e pesquisa no Google.

Anibal, em 14/02/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário