sábado, 16 de janeiro de 2021

O PINTOR E ESCULTOR ANDAIR SANTORO (1923-2010)

 


Andair Santoro nasceu em Banco Verde, distrito de Palma(MG).

Conhecido mais como pintor, Andair Santoro, também, fazia imagens de argila e de cimento, e uma das suas mais famosas foi a da Nossa Senhora que falava, através dum gravador embutido, atraindo muita gente até à sua casa, na avenida Santa Izabel, em Recreio(MG), cheia de pinturas suas nas paredes.

São palavras do artista, Tudo começou em 1958, quando vi uma tela pintada pela filha do meu amigo, Francisco Magalhães e, assim, naquele momento, o artista nasceu em mim.

Sua primeira obra foi Adão e Eva, iniciando assim a religiosidade que sempre o acompanhou a vida inteira.

Na entrevista feita pelo fanzine Mar de Morros, Andair ressaltou, Graças ao incentivo do Marquinho, Diretor d’O  Jornal de Recreio, fiz a minha primeira exposição em Itaperuna(RJ), com o quadro, Adão e Eva, daí pra frente o jornal sempre me apoiou.

E continua, Na ocasião, uma mulher italiana me comprou 15 quadros e ainda filmou minhas telas, vendi também uma para Portugal.

Ainda na entrevista, Andair prossegue, As homenagens que recebi de reconhecimento do meu trabalho foram, 3 menções honrosas da EXARTEC d’O Jornal de Recreio, 1 homenagem no Jornal de Itaperuna, 2 menções do Lions Club, e, quando passou em Recreio o Movimento Mão de Minas, voltado para a arte mineira, eu recebi uma homenagem, no governo do Prefeito João Dólar.

Deste modo, na entrevista de MM, Andair desabafa, Pra ser sincero, recebi muito pouco valor das autoridades, muito pouco mesmo, porque ainda não apareceu uma autoridade capaz de derrubar esta muralha preconceituosa em relação ao artista do interior, o muro de Berlin caiu, mas aqui, o do preconceito, continua firme e forte.

Se o Andair estivesse vivo, com tristeza, veria que tudo continua do mesmo jeito, mesmo com a força da internet.

Andair se considerava um artista eclético, pintava de tudo para agradar a todos.

Perguntado na entrevista sobre o seu lado de escultor, Andair respondeu, Fiz 4 esculturas, A Santa Que Fala, A Manjedoura na Praça do Santo Antônio, O Papa na Ladeira Guimarães e A Sagrada Família.

No final da entrevista, Andair ressaltou com muita alegria, A Mãe De Deus, colocada na frente da Matriz Menino-Deus, segundo ele era muito prazeroso ver as pessoas entrando no templo, vendo a sua obra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário