domingo, 7 de abril de 2019

EU E O GOLPE DE 64 - [I]


Ontem, eu vi o Carlos Alberto de Nóbrega, na televisão, no Altas Horas, alertando os jovens, Gente, vocês não sabem o que é uma ditadura, um grupinho de amigos numa esquina pode parar na prisão facilmente, vocês não podem nem abrir a boca pra se defenderem, eu tenho filhos e netos, tenho muito medo que ela volte, é realmente algo inconcebível. 
Pois é, eu que vivi, praticamente, toda a minha juventude, neste período sombrio, de 1964 até 1985, sofri na pele inúmeras vezes o peso deste poder fascista e, pasmem, em pleno anonimato.
Continuando, a primeira vez que senti, foi quando eu estudava no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, de Leopoldina(MG). 
Na ocasião, para expor num quadro mural, eu fazia uns desenhos e recortava charges de jornais, que criticavam o Presidente Jango. 
Até aí, tudo bem. O problema foi, no dia do Golpe Militar, em 31/03/1964, uma ordem que os padres receberam, sei lá de quem,  proibindo os seminaristas de voltarem pra casa. Confesso que fiquei temeroso. Naquele dia, vi o país parar e ninguém sabia o que fazer. 

NOTA, Na foto, a fachada do prédio do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, de Leopoldina(MG). 

Anibal Werneckfreitas, em 07/04/2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENTO SUAVE (Lenira, Armando e Anibal)