quarta-feira, 17 de novembro de 2021

HISTÓRIA - 18 [Estado e Religião]



Segundo a Bíblia, Deus criou todos os homens iguais, todavia, isto na prática não é bem assim, vejamos, os governos que se dizem emanados por Ele, não tratam os seus súditos com a devida igualdade, pior, falam que acreditam Nele, e ainda por cima, ameaçam os ateus, subestimando os crentes na sua religiosidade latente, fazendo uma lavagem cerebral, instigando o ódio contra os opositores, tanto assim que, sobre esta questão, Voltaire dizia, Deus não existe, mas não conte ao meu servo, porque ele pode me matar, de noite.

Na verdade, não somos iguais biologicamente, mas, se considerarmos que somos iguais na essência, isto nos permitirá construir uma sociedade melhor.  

Até hoje, uma das colunas que sustentam o Estado, é a Religião. Veja bem, não se faz um exército sob coerção, é preciso que o comandante e os soldados acreditem em alguma coisa. Temos na História, como exemplo, Constantino, o Imperador Romano, que sonhou com a vitória dos seus guerreiros, trazendo uma cruz no peito, que, desta maneira, instituiu o Cristianismo a religião oficial de Roma, com a finalidade de erigir uma única crença, para apaziguar o povo romano.

Na verdade, todas as ordens, que regem o nosso dia-a-dia, são frutos da imaginação, como tudo na vida, ou seja, pura convenção.

NOTA: O texto aqui proposto tem como fonte o livro, Sapiens, Uma Breve História Da Humanidade, de Yuval Noah Harari, com a minha modesta complementação.


Anibal Werneck de Freitas, é professor de História, aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário