segunda-feira, 1 de agosto de 2016

AVE, AVE MARIA! / anibal werneck de freitas



Vasculhando minhas composições musicais, deparei-me com um número enorme de músicas de cunho religioso. Nós, mineiros, temos em nossa alma um Cristianismo latente, talvez, pelo fato de tudo ter começado numa cidade chamada, Vila Rica, hoje, Ouro Preto, coberta de igrejas por todos os lados. O mineiro que se diz ateu, no fundo, carrega a imagem de um Deus transcendente, cercado de anjos, atormentando assim a sua descrença. Na verdade, são cinco séculos de pai passando pra filho, uma religião que veio com os colonizadores. Eu não levaria nenhum susto se um dos nossos ateus virasse, num passe de mágica, um Congregado Mariano. O Cristianismo está tão enraizado na nossa civilização, sustentando religiões como, a Umbanda, o Espiritismo Kardecista, o Protestantismo e o Catolicismo. Tanto assim que, aí vai a faixa, AVE, AVE MARIA!, do CD, Mar de Morros, que gravei em 1998, no meu Studio Som Um, em Recreio(MG), no tempo em que eu não era ateu, até porque ainda curto músicas sacras, igrejas barrocas, pois vejo tudo isso como arte. Nada me fascina mais do que uma Folia de Reis cantando versos para a Virgem Maria Mãe de Jesus. Agora, respeito e invejo quem acredita.

anibal werneck de freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENTO SUAVE (Lenira, Armando e Anibal)