terça-feira, 20 de abril de 2021

DE COMO UM RAIO TIROU O MARTELO, DA MÃO DO PEDREIRO 'TAVINHO', LANÇANDO-O NO SINO DA TORRE DA IGREJA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA.



tavinho era um pedreiro muito procurado em conceição, hoje, distrito de recreio, mg. homem simples e trabalhador, criava sozinho os três filhos, porque tinha perdido a mulher no último parto, o que tornou sua vida muito difícil. na época do tavinho, século XIX, conceição era uma paróquia pertencente a leopoldina, mg, e o pároco afonso de oliveira, era muito querido entre os seus paroquianos. tavinho era o seu pedreiro-mor, toda obra na igreja ficava por sua conta. então, um dia, padre afonso o chamou e lhe disse, "tavinho, no campanário, ou seja, no lugar onde fica o sino, tem umas tábuas se soltando, trazendo muito perigo pro meu sacristão, porque as badaladas provocam trepidação". "padre, fique tranquilo, que hoje mesmo vou dar um jeito nisso". O pedido do padre foi de manhã e de tarde, tavinho já estava na torre do templo, resolvendo o problema. acontece que, enquanto trabalhava, começou a armar uma chuva muito forte, e de repente tudo escureceu. o padre na sacristia, ficou muito preocupado com o tavinho na torre, e, sem perda de tempo, saiu correndo pra fora da igreja, gritando, "tavinho, desça daí, está vindo um temporal!". "agora não seu padre, já estou terminando o serviço!". enquanto respondia, um raio cruzou o céu e caiu justamente na torre, arrancando-lhe o martelo de sua mão, lançando-o de encontro ao sino, provocando várias badaladas, devido ao forte impacto. vendo isso, padre afonso gelou dos pés à cabeça, e muito assustado, correu até a torre, mas infelizmente, encontrou o tavinho estirado no chão, sem vida. devido a este triste desfecho, tavinho deixou os seus filhos órfãos de pai e mãe, obrigando-os a procurar ajuda aos parentes em recreio e em leopoldina. depois da trágica morte do tavinho, as pessoas de conceição sentiram muito a sua falta, todavia, com o passar do tempo, uma história intrigante começou a aparecer, como a do seu anacleto, homem muito respeitado no povoado, "estava armando uma tempestade daquelas e de repente um raio seguido de um trovão me fez ouvir o sino da igreja badalar sozinho, na mesma hora eu me perguntei, será que é a alma do tavinho?, cruz-credo!", outros começaram a contar a mesma experiência macabra. 

NOTA, esta lenda até na década de 50 era muito contada em conceição e em recreio. no texto, os nomes são fictícios.

FOTO, igreja de nossa senhora da conceição, de conceição da boa vista. o vocábulo 'conceição' é sinônimo de 'concepção'. o dogma, proclamado por pio IX no fim do século XIX, afirma que a mãe de jesus, maria, foi concebida sem a mancha do pecado original, isto é, de forma imaculada (pura).

VÍDEO, escolhi a música, 'conceição, assombração...', que compuz em 1987, para ilustrar este texto, porque ela fala justamente no sino que toca sozinho, assustando muita gente.

anibal werneckfreitas, jf, 21.04.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENTO SUAVE (Lenira, Armando e Anibal)